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Dicas importantes para serviços de alimentação em época de Coronavírus

Os procedimentos de BPF (Boas Práticas de Fabricação) devem ser mantidos regularmente em todos os setores dos serviços de alimentação. No momento que estamos vivendo uma situação de pandemia, esses procedimentos devem ser intensificados dentro dos estabelecimentos que produzem e comercializam alimentos e bebidas. A higienização é o foco desse controle e manter os ambientes, as mãos, as superfícies limpas e esterilizadas é o ponto principal para evitar a disseminação do vírus, além de manter os outros micro-organismos longe dos alimentos.


Até o momento, não foi identificada a transmissão do Coronavírus via alimentos, mas isso não diminui a responsabilidade dos locais produtores de manter as BPFs funcionando a todo vapor. Seguem alguns pontos importantes que devem ser diariamente reforçados com a equipe: Solicitar aos manipuladores que não conversem enquanto estiverem manipulando os alimentos. Essa prática pode contaminar os alimentos e o ambiente, já que gotículas de saliva são expelidas quando falamos; Quando tossir ou espirrar, usar o antebraço para conter as gotículas e lavar a área em seguida com água e sabonete bactericida ou antisséptico; Manter, dentro do possível, uma distância mínima de 1 metro entre os colaboradores. Isso vale, também, para as mesas de clientes nas áreas de atendimento. Higienização correta das mãos (lavar cuidadosamente e constantemente as mãos usando água e sabonete bactericida ou antisséptico; o álcool gel 70% pode ser usado posteriormente para reforçar essa higienização);


Orientar aos funcionários para trocar o uniforme somente quando chegar ao estabelecimento. Os uniformes devem ser lavados diariamente; Higienização dos ambientes e superfícies. Lavagem dos setores com água e sabão neutro e desinfetar com solução clorada (água + hipoclorito de sódio) ou álcool 70%. Usar panos descartáveis e não panos de tecidos; Colaborador que apresentar algum sintoma de gripe deve ser afastado e manter-se isolado por período indicado pelos profissionais de saúde; Manter a comunicação direta com os funcionários, esclarecendo dúvidas, disseminando informações corretas e observando atitudes e ações para corrigir possíveis falhas nos processos;


Cuidados nas áreas de atendimento: ter disponível álcool gel 70% para higienização das mãos; se tiver pia de lavagem de mãos na área de atendimento, manter sempre abastecida com sabonete e papel toalha; manter talheres ensacados individualmente; manter louças protegidas; intensificar a limpeza das mesas com produto desinfetante (álcool 70% ou solução clorada); orientar aos colaboradores que fiquem a uma distância mínima de 1m durante o atendimento; solicitar, de preferência, o pagamento com cartão de crédito; manter carrinhos e cestas para clientes higienizados ou ter produto de higienização disponível a cada troca de cliente. Essas ações irão auxiliar nos cuidados com a saúde. “Eu protejo você e você me protege”. É fundamental a empatia ao próximo num momento em que o mundo se une para vencer a batalha contra o Coronavírus. Louiseanne Montenegro

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