top of page
Buscar

Etiquetas de identificação



As etiquetas de identificação fazem parte das Boas Práticas de manipulação e são extremamente importantes para todas as Unidades que lidam com alimentos.

Elas servem para assegurar a qualidade, a adequada condição higiênico-sanitária dos alimentos que já foram manipulados, permitir um maior controle, evitar perdas, garantir que não sejam utilizados produtos com o prazo de validade expirado, propiciando assim a segurança alimentar.




Segundo a Resolução RDC 216 de 2004 da Anvisa, quando as matérias-primas ou ingredientes não forem utilizados por completo, devem ser adequadamente acondicionados e identificados com, no mínimo, as seguintes informações: nome do produto, data de fracionamento e prazo de validade após a abertura ou retirada da embalagem original.



E quem determina a validade dos produtos e o modo de conservação após a abertura da embalagem? O próprio fabricante é quem estipula esse prazo e informa como deve ser armazenado. No rótulo dos produtos consta essa informação.

Vejamos o exemplo abaixo.


Existem vários tipos de etiqueta, com informações adicionais, como a assinatura de quem manipulou, o horário em que foi produzido, a marca do produto, que também podem ser acrescentadas nas etiquetas, conforme a necessidade de cada estabelecimento.


Mayara Barreto

Especialista em Gestação da Produção e da Qualidade

Graduada em Economia Domestica

Graduanda em Nutrição

144 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page