top of page
Buscar

Gerenciamento de resíduos sólidos: cada vez mais importante, necessário e obrigatório.

Atualizado: 30 de out. de 2018




Os resíduos sólidos constituem hoje uma das grandes preocupações ambientais do mundo moderno.


As sociedades de consumo avançam de forma a destruir os recursos naturais, e os bens, em geral, têm vida útil limitada, transformando-se cedo ou tarde em lixo, com cujas quantidades crescentes não se sabe o que fazer.


Os resíduos sólidos, líquidos ou gasosos são produtos inevitáveis dos processos econômico-sociais de que dependemos. Assim como no metabolismo dos seres vivos, nossas sociedades transformam insumos em bens, em serviços e em alguns subprodutos que precisamos eliminar.


Do ponto de vista sanitário e ambiental, a adoção de soluções inadequadas para o problema do lixo faz com que seus efeitos indesejáveis se agravemo risco de contaminação do solo, do ar e da água, a proliferação de vetores, doenças e a catação.


Com a maior concentração de pessoas nas cidades e o aumento da produção individual de lixo, os locais de tratamento e destinação final devem inspirar maiores cuidados, de modo a não tornar irreversíveis os danos ambientais daí decorrentes.


Atualmente, a existência de lixões (vazadouros), onde são descarregados os resíduos sem quaisquer cuidados, representa uma grave ameaça à saúde pública e ao meio ambiente.


Tratamento e disposição final do LIXO


O destino inevitável do lixo é um aterro.


O que a comunidade através de seus governantes, deve decidir é que proporção do lixo vai ser aterrada e de que forma este aterro vai ser feito, visto que os impactos ambientais, sociais e econômicos da disposição final do lixo são extremamente sérios.


Os locais de disposição descontrolada de lixo (lixões) são perigosos devido aos enormes problemas que causam:


· poluição do solo, do ar e da água;

· atração de vetores (insetos e roedores);

· risco de fogo, deslizamento e explosões;

· espalhamento de lixo pelo vento e animais;

· atividades de catadores.


Fonte: Prefeitura Municipal de Fortaleza


Saiba mais como a Nuths pode ajudá-lo a gerenciar os resíduos sólidos de sua empresa.

Conheça nosso Serviço Ambiental.

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page