top of page
Buscar

Lancheira Saudável



A alimentação saudável na infância promove a saúde, o crescimento, o desenvolvimento e previne problemas de saúde, tais como a anemia por deficiência de ferro, a obesidade e pode prevenir problemas de saúde em longo prazo, como doenças cardíacas, câncer, diabetes, hipertensão, osteoporose e outras.


A alimentação saudável e adequada, principalmente em idade de crescimento e maturação biológica, constitui fator funcional para o desenvolvimento humano.


É na infância que se fixam atitudes e práticas alimentares que poderão persistir por toda idade adulta, por isso a necessidade de uma intervenção das escolas em busca de uma dieta sadia e nutritiva, baseada nos padrões de qualidade nutricional.

Por conta do alto índice de crianças obesas e com doenças como hipertensão e diabetes, a preocupação com hábitos alimentares saudáveis têm sido constante na vida de muitos pais até na hora de montar a lancheira dos pequenos. Em contrapartida, com a correria do dia a dia, alguns ainda não conseguem deixar preparada uma refeição ideal, abusando de produtos industrializados que podem fazer muito mal, a longo prazo.


Na sua maioria, as lancheiras são montadas com alimentos industrializados e de baixo valor nutricional, como bolos prontos, biscoitos, salgadinhos, sucos de caixinha, achocolatados e refrigerantes.


Um dos maiores erros na hora de montar a lancheira é investir em alimentos ricos em carboidratos simples, gorduras ruins, sódio, conservantes, corantes e outros ingredientes que não fornecem os nutrientes necessários às crianças, sendo pobres em carboidratos complexos, proteínas, vitaminas e minerais, lembrando que hoje já temos opções práticas e saudáveis de fácil acesso. As lancheiras devem ser compostas por um tipo de carboidrato complexo (pão ou biscoito integral, bolo ou torta caseira com farinha integral), um tipo de proteína (queijo branco, patê caseiro de frango,ovo ou atum) e uma fruta”


Os hábitos alimentares adquiridos na infância tendem a se solidificar na vida adulta e, por isso é importante estimular a formação de hábitos saudáveis o mais precocemente possível.


Giovanna Monteiro – CRN

Nutricionista

Fonte: Própria autoria

39 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page